Vitis MedCenter
Segunda a Sexta das 7h às 17h - Sábado das 7h às 11h
(34) 3239-2200

Como aliviar o inchaço causado pelo calor no verão?

  31/01/2019          Saúde          By Kompleta Comunicação

Como aliviar o inchaço causado pelo calor no verão?

A sensação de inchaço é mais comum no verão, isso porque, devido às altas temperaturas, a circulação venosa do organismo sofre dilatação fisiológica. A angiologista Dra. Luciane Aquino, da Vitis MedCenter, explica que essa é uma reação natural do corpo humano para se adaptar ao ambiente. “A circulação venosa é responsável pelo transporte do sangue de volta ao coração, após sua passagem pelos órgãos do corpo. Com a dilatação, há extravasamento de líquido para o espaço localizado logo abaixo da pele, chamado de tecido subcutâneo. Em consequência ao acúmulo de líquidos, ocorre a sensação de inchaço”, especifica a especialista Dra. Luciane.

A doutora informa que esse inchaço, também é chamado de edema e, geralmente, está localizado nos pés e tornozelos. Ele promove a sensação de peso e desconforto nas pernas e, às vezes, formigamento. “O inchaço também pode ocorrer nas mãos, é possível percebe-lo quando os anéis e alianças não são retirados facilmente”, completa Dra. Luciane.

Existem algumas medidas que podem auxiliar no alívio desse desconforto e, também, no desenvolvimento de problemas circulatórios. A médica destaca que ingerir líquidos, é muito importante, pois auxilia no funcionamento dos rins e a eliminar o líquido que está acumulado nos tecidos.

Outra ação é praticar exercícios físicos para ativar a musculatura da panturrilha e, com isso, auxiliar no transporte do sangue de volta ao coração, evitando assim, o acúmulo de líquidos nas pernas. A médica destaca que na dieta, deve-se preferir uma alimentação saudável e com menos sal, pois esse causa aumento na retenção de líquidos e da pressão arterial.

“Se trabalhar sentado, sempre movimente a panturrilha e os pés, buscando auxiliar o retorno do sangue para o coração. Do mesmo modo, se trabalhar em pé. Além disso, beba líquidos, para evitar que se acumulem nos pés e tornozelos, já que nem sempre o uso de meias de compressão é tolerável em altas temperaturas”, aconselha Dra. Luciane.

As drenagens linfáticas são outra forma de auxiliar no direcionamento do líquido acumulado no tecido subcutâneo para de volta aos vasos sanguíneos e linfáticos, reduzindo assim, o inchaço e o desconforto. A especialista indica que, ao repousar, procure-se deixar as pernas e pés apoiados em almofadas, de modo que fiquem mais elevados, facilitando assim, o retorno do líquido acumulado para os vasos sanguíneos. “Em outras palavras: descansar e colocar as pernas para cima”, destaca a médica.

Dra. Luciane alerta ainda para o cuidado com o uso de medicamentos. “Alguns podem causar inchaço, como os anti-inflamatórios e corticoides, que só devem ser usados com orientação médica, devido ao risco de complicações. Esses cuidados são essenciais não só para aliviar os sintomas como, também, evitar futuros problemas”, finalizou a Dra. Luciane.

O inchaço pode acarretar em desconforto e dores nas pernas durante o cotidiano. Se persistir, mesmo tomando as precauções, a médica destaca que o paciente deve procurar atendimento médico para investigação de outras causas dos sintomas, pois outras doenças também podem causá-lo, como alterações renais e cardíacas, além de aumento na pressão arterial.